Notícias

Ferro Fundido Cinzento, Nodular e os processos de fundição
02 Fev 2016

Ferro Fundido Cinzento e Nodular são ligas de ferro-carbono-silício com teor de carbono acima de 2.0 %, de modo a resultar na formação de grafita na forma de veios/lamelas (Ferro Fundido Cinzento) ou nódulos/esferas (Ferro fundido Nodular). Saiba mais sobre eles: 

Ferro fundido cinzento

Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo; elevada usinabilidade, devida à presença de grafite livre em sua microestrutura. Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. (Exemplos de aplicações: Suportes, Mesas para máquinas, Polias, Roldanas, Flanges, Contra pesos, Buchas, etc). Também, a presença de veios de grafite em sua microestrutura proporciona diversas características que tornam do ferro fundido cinzento quase que insubstituível na fabricação de carcaças de motores e bases de equipamentos. A grafite, entrecortando a matriz metálica, absorve vibrações, facilita a usinagem e confere ao ferro fundido uma melhor estabilidade dimensional. Normalmente eles são usados no estado bruto de fundição, porém existem diversas classes de ferro fundido cinzento, que podem, inclusive, ser submetidos a tratamentos térmicos para endurecimento localizado, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento térmico.

Ferro fundido nodular

E uma classe de ferro fundido onde o carbono (grafite) permanece livre na matriz metálica, na forma esferoidal. Este formato da grafite faz com que a ductilidade seja superior, também confere boa usinabilidade, bom acabamento superficial e  excelente  estanqueidade. Possui maior resistência ao impacto em relação ao ferro fundido cinzento, além de maior resistência à tração, resistência ao alongamento e escoamento, característica que os ferros fundidos cinzentos comuns não possuem à temperatura ambiente. Seu custo é ligeiramente maior quando comparado ao ferro fundido cinzento, devido às estreitas faixas de composição químicas utilizadas para este material. São muito utilizados para componentes hidráulicos e que trabalham sob pressão (exemplos de aplicação são: Êmbolos, Blocos Manifold, Camisas para injetoras, Tampas, Válvulas Hidráulicas, Engrenagens, Porcas, Eixos, etc.

Processo por Fundição Contínua

Processo de fabricação que consiste no vazamento do metal líquido em um forno alimentador, onde na parte frontal inferior é montada uma coquilha de grafite refrigerada à água, que confere a forma e a dimensão desejada da barra a ser produzida. Quando o metal líquido entra em contato com a coquilha, inicia-se a formação de uma casca sólida. Quando esta casca tiver resistência suficiente para suportar a pressão e o metal líquido existente no núcleo da barra, um comando eletrônico aciona os motores que tracionam a barra no sentido horizontal. À medida que a barra percorre o comprimento da máquina, o processo de solidificação se completa. Depois as barras são entalhadas com discos de corte e, em seguida, quebradas por punção no comprimento solicitado pelos clientes.

Vantagem da fundição contínua
AUSÊNCIA DE POROSIDADES, AUSÊNCIA DE RECHUPES e ESTRUTURA MAIS REFINADA

Na Pasifer você encontra a linha completa de ferro fundido nas suas diversas ligas, tamanhos e perfis. Nossa flexibilidade permite atender desde pequenas peças cortadas sob medida para pequenas indústrias até grandes volumes de barras/tarugos para revendas de ferro e aço em todo Brasil. Conte com nossa experiência, distribuímos produtos diariamente para todo território nacional com os melhores preços do mercado.

Faça seu orçamento conosco! Ligue (15) 3238.6800

(15) 3238-6800

(15) 9 9128-9430